domingo, 5 de abril de 2009

Adeus, alma querida

Adeus, alma querida "Se você ama alguma coisa, deixe-a livre. Se voltar, é sua. Se não voltar, nunca lhe pertençeu." Se, no caminho do teu Saara, encontrares uma alma que te queira bem, aceita em silêncio o suave ardor da sua benquerença - mas não lhe peças coisa alguma, não exijas, não reclames nada do ente querido.

Recebe com amor o que com amor te é dado - e continua a servir com perfeita humildade e despretensão. Quanto mais querida te for uma alma, tanto menos a explores, tanto mais lhe serve, sem nada esperar em troca. No dia e na hora em que uma alma impuser a outra alma um dever, uma obrigação, começa a agonia do amor, da amizade.

Só num clima de absoluta espontaneidade pode viver esta plantinha delicada. E quando então essa alma que te foi querida se afastar de ti - não a retenhas. Deixa que se vá em plena liberdade. Faze acompanhá-la dos anjos tutelares das tuas preces e saudades, para que em níveas asas a envolvam e de todo mal a defendam - mas não lhe peças que fique contigo.
Mais amiga te será ela, em espontânea liberdade, longe de ti - do que em forçada escravidão, perto de ti. Deixa que ela siga os seus caminhos - ainda que esses caminhos a conduzam aos confins do Universo, à mais extrema distância do teu habitáculo corpóreo.

Se entre essa alma e a tua existir afinidade espiritual, não há distância, não há em todo Universo espaço bastante grande que de ti possa alhear essa alma. Ainda que ela erguesse vôo e fixasse o seu tabernáculo para além das últimas praias do Sírio, para além das derradeiras fosforescências da Via Láctea, para além das mais longínquas nebulosas de mundos em formação - contigo estaria essa alma querida... Mas, se não vigorar afinidade espiritual entre ti e ela, poderá essa alma viver contigo sob o mesmo teto e contigo sentar-se à mesma mesa - não será tua, nem haverá entre vós verdadeira união e felicidade.

Para o espírito a proximidade espiritual é tudo - a distância material não é nada!

Compreende, ó homem/mulher - e vai para onde quiseres! Ama - e estarás sempre perto do ente amado...

Em todo o Universo... Dentro de ti mesmo...

Texto extraído do livro "De Alma para Alma", de Huberto Rohden

5 comentários:

  1. Olá
    Blog bem realizado, parabéns!
    Voltarei com mais tempo.
    Um abraço desde Portugal

    ResponderEliminar
  2. Lindo texto! Mas triste, quando sabemos o quanto é difícil separar-se de um grande amor, deixá-lo ir, simplesmente. Acho que nunca me recuperarei dessa perda, princoipalmente porque acho que a distância física, material, é sim importante. Não sei se já passou por isso, Anita Gemini, mas daria tudo para mudar a minha história.

    ResponderEliminar
  3. Cara Lídia Guerlenda,

    Já passei por isso sim. Passei por várias experiências que me ensinaram a ‘deixar ir’, e curiosamente a vida ainda continua a presentear-me com novas experiências todos os dias.

    Deixei partir deste mundo para outra dimensão uma menina pequena, inocente, um Anjo e aceitei. Terminei uma relação de quase 2 décadas, levantei a cabeça, continuei a viver e descobri novos horizontes. Deixei ir o meu filho e estou longe dele fisica e materialmente, porque o destino nos tem separados, mas mesmo assim sinto a sua presença no coração... Também deixo partir o homem que amo até ao próximo reencontro...

    Estas são algumas das minhas experiências de ‘deixar ir’ e espero que ilustrem a minha resposta à sua pergunta.

    Acho que tudo isso é deixar ir, com amor.

    "A Mel, aquele Ajinho, visita-me de vez em quando. Quando a nossa conversa termina, sorrio para o céu e lhe mando um beijo com todo o amor... depois me volto para o aqui e agora e faço por ser feliz em cada segundo."

    Não sei se a ajudei, Lídia Guerlenda, mas a vida e o tempo de cada pessoa é tão especial... Cada experiência é uma, e tão particular que realmente o que importa é que todos aprandamos a aceitar e a respeitar o próximo como é e está nesta vida.

    Quanto à mudança da sua história Lídia Guerlenda, acho que está nas suas mãos e vontade, e de mais ninguém, escolher como quer vivê-la.

    Desculpe o atraso da resposta, mas entre os vários afazeres da semana, por vezes pensei no seu comentário e cheguei até a conversar com amigos sobre ele. Isto foi o que se me ofereceu escrever-lhe aqui e agora.

    Obrigada por ter visitado o meu blogue!

    Luz & Amor,

    Anita

    "Divine Wisdom
    The Spiritually aware person must respect and love all life, knowing that everything has its place in the magnificent universe, which the spiritually enlightened alone can see, while the rest of us must accept it on faith, until our eyes too are opened to that reality. Divine wisdom has created and pervades all Life."
    Heart Speak 2004, vol. 2, p.109 –Rev. Chariji

    ResponderEliminar
  4. Cara Anita, obrigada por sua resposta, obrigada por seu carinho. Vejo que "deixou ir" muita gente querida... e ainda deixa. É que não temos escolha, não é mesmo? A liberdade e o destino do outro está acima do nosso querer. Não, infelizmente não tenho como mudar a minha história, porque "ficar com" a pessoa que amamos não depende apenas da nossa vontade. Meu caminho, eu mesma o traço, mas não como gostaria que fosse: há nele imensos vazios que não consigo e nem poderei preencher. Com o homem que amo, Anita Gemini, não haverá próximo reencontro. Ele se foi e gostaria muito de ter tentado impedi-lo. Mas agora é tarde.

    Seja feliz, Anita Gemini, muito feliz!

    Evoé!

    ResponderEliminar