quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Reflexões de uma viagem – O Nilo Azul


A rota histórica na Etiópia começou em Bahir Dar, cidade que acolhe o Lago Tana, nascente do Nilo Azul. Não pude deixar de registar a cor acastanhada deste Lago, o que pode perfeitamente estar associado às chuvas intensas de Agosto e Setembro.


Lago Tana

O Nilo Azul é a fonte secundária do Rio Nilo, e o seu percurso começa no Noroeste da Etiópia e passa por uma série de vales e declives até perto de Khartoum no Sudão, onde se encontra com o Nilo Branco. A partir daí o Rio Nilo flui até ao Mar Mediterrâneo passando quase interiamente pelo Deserto do Sahara até ao Egipto, onde desagua no Mar Mediterrâneo.


The brown "Blue Nile"

O Nilo Branco é a fonte primária e mais longa do Nilo. Nasce no centro do continente Africano na região dos Grandes Lagos no sul do Ruanda, donde flui passando pela Tanzania para o Lago Vitória e depois pelo Uganda, entrando finalmente pelo Sul no Sudão até Khartoum.

Esta viagem não incluiu o Nilo Branco nem o ponto de confluência deste com o Nilo Azul , mas o Universo concerteza captou a minha intenção de um dia descobrir os mistérios do Nilo também nesses lugares...

A Etiópia, país no qual o Nilo Azul tem a nascente, é considerada por alguns o berço de África. Eu concordo, pois ali senti-me embalada na Mãe-África, nos vestígios da História de tempos idos, senti-me querida e respeitada, e tornei-me rainha...

Em largas pinceladas passo a introduzir este país.

Foi em Hadar, na Depressão Afar que foi encontrado o esqueleto com mais de 3.2 milhões de anos e mais completo que atesta a evolução da espécie humana. Dinkinesh é a forma carinhosa que os Etíopes chamam aquela que é conhecida por “Lucy” no resto do mundo.



Reprodução do Esqueleto de "Lucy" em exposição no Museu Nacional em Addis Abeba

A Étiópia é também a terra da Rainha de Sabá, figura bíblica do Antigo Testamento, cuja referência consta nos Versos de Salomão (1 Reis 10:1-10:10). Naqueles tempos, Sabá visitou o Rei Salmão para confirmar a veracidade do que se falava sobre a sabedoria e riqueza deste rei. A rainha levou consigo especiarias, pedras preciosas e uma grande quantidade de ouro que ofereceu a Salomão quando constatou que ele sabia muito mais e era bastante mais rico do que se dizia. Sabá alegadamente voltou dessa viagem grávida do filho primogénito do Rei Salomão, Menelik I. Quando este visitou o seu pai pela primeira vez já adulto, foi-lhe confiada a Arca do Convénio que segundo consta Menelik I levou deligentemente através do Nilo para sua terra mãe e a depositou cerimoniosamente em Axum. Os Etíopes acreditam que essa é a Arca do Convénio que contém a tábua original com os Dez Mandamentos.

Para quem está de bem com a vida a Etiópia é a terra de Jah, Ras Tafahri , do Leão de Judah Haile Selassie, último imperador da Dinastia Solomónica deposto em 1974.



Trono do último imperador Etíope Haile Selassie no Museu Nacional

Na modernidade, a Etiópia é o centro de tomada de decisão política do continente, pois é na capital deste país, Addis Abeba, ou simplesmente Addis, que se situa a Sede da União Africana.

É pois através deste país que corre aquela que é considerada a fonte da maior quantidade de água e maior extensão de solo fértil de todo o Nilo, que para muitos é considerado o maior rio do mundo.

Em Bahir Dar no Nilo Azul começei a desvendar a magia, mistério e misticismo do coração de Africa...

1 comentário:

  1. Olá Anita, saudações !
    estou interessado em saber mais sobre
    Ethiópia e história antiga, cultos de Sabá ou Sheba. Meu email é denisrafael10@hotmail.com. Abraço e felicidades a vc.

    ResponderEliminar